Como manter o foco?

Hoje, temos cada vez mais conhecimento e fonte de informações do que nunca! E mais insigths que jamais tivemos antes. Mas, ao mesmo tempo, nossa habilidade de pensar e dar foco está ameaçada.
 Para você ter foco e ter muito sucesso em qualquer área da vida; ter criatividade e idéias inovadoras, é fundamental é foco!  Quando você foca em resolver algum assunto, sua mente começa a te mostrar soluções que você jamais imaginou ser capaz de descobrir.

Abaixo separei alguma dicas que pesquisei sobre foco:
Segundo a neurociência cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.
Como então manter o foco? Não há solução mágica. Segundo Carla, as distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina. “É preciso se policiar diariamente”, afirma ela.
Mas, a neurociência traz algumas orientações fáceis de implementar que podem ajudar os mais dispersos. Confira a seguir:
  • > Divida sua jornada de trabalho em fatias;
Segundo cientistas, o cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai.

A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse bloco temporal, e então fazer um intervalo de cinco a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café.
  • > Mantenha-se bem alimentado durante todo o dia
Trabalhar em jejum não é uma boa ideia para quem busca concentração. Isso porque o sitema atencional requer uma grande quantidade de energia, segundo a neurocientista.
  • > Ouça música (que você já conheça) 
Fones de ouvido podem ser um recurso excelente para manter o foco. Além de reduzir o ruído ambiente, ouvir música pode trazer bem-estar.
  • > Elimine a bagunça e o desconforto
Mesas de trabalho caóticas, quartos desorganizados são “horríveis para o cérebro”. Isso porque o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo.

É verdade que o caos pode ser um grande aliado na busca por criatividade e inovação. Mas, se o seu objetivo é terminar uma tarefa, é melhor manter a sua escrivaninha limpa e organizada.
  • >A falta de cuidado com a ergonomia também pode gerar distrações. “A sua postura de trabalho deve ser correta e confortável, para que o seu cérebro não se concentre mais no cansaço do corpo do que no trabalho."
  • > Escreva tudo isso em um papel, e se visualize com a conquista concluída.
Quanto mais vezes durante o dia você pensar nos seus objetivos, mais aumenta o seu foco e mais rápido você os atinge.
  • Determine HOJE qual é o seu foco. O que você quer conquistar amanhã, daqui a um mês, daqui a 1 ano? 
Para mais detalhes deixe seus comentários abaixo.
Cristina Labre
Coach de desenvolvimento Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer saber mais sobre o processo Coaching??? Escreva-se aqui!

Nome

E-mail *

Mensagem *